Oração Intercessora Pelo Próximo

Um estudo da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor Carlos Eduardo Tosta, mostra que o sistema imunológico é beneficiado por preces feitas à distância. Durante 3 anos foram examinados 52 voluntários, todos estudantes de medicina da referida universidade.

A cada semana uma dupla fornecia amostras de sangue e respondia um questionário sobre estresse. Uma foto do voluntário, identificada apenas pelo nome, era encaminhada a um grupo de oração de diferentes credos que, por uma semana, fazia preces para aquela pessoa.

O resultado surpreendeu o professor responsável: “Embora no fundo quiséssemos que houvesse influência das orações, achávamos que a maior probabilidade seria a de não acontecer nada. Apesar dos voluntários terem se comportado como agentes passivos do experimento, eles foram beneficiados pela ação das preces, no que se refere à estabilização das funções da fagocitose” (mecanismo usado pelas células para remover invasores do organismo).

A ciência moderna comprova fatos relatados pela Doutrina Espírita desde 1857, como mostra a questão 662 do Livros dos Espíritos, que afirma que o pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da esfera corporal. A prece que fazemos pelo outro é um ato dessa capacidade.

No livro Pão Nosso de psicografia de Francisco Cândido Xavier, Emmanuel diz: “O homem custa a crer na influência das ondas invisíveis do pensamento, contudo, o espaço que o cerca está cheio de sons que os seus ouvidos materiais não registram.” E continua, “a eletricidade é energia dinâmica, o magnetismo é energia estática, o pensamento é força eletromagnética.” É através dessa força que direcionamos vibrações benéficas em favor do próximo pela prece.

O ar é o veículo do som e as vibrações do ar são circunscritas ao planeta Terra, ao passo que as do fluído universal, onde estão mergulhados todos os seres, encarnados e desencarnados, se estendem ao infinito.

Então, logo que o pensamento é dirigido para um ser, na Terra ou no espaço, uma corrente fluídica se estabelece, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A força da corrente está em razão da energia do pensamento e da vontade.

As preces destinadas a nossos irmãos, conhecidos ou não, são um exemplo prático de caridade e amor ao próximo, mesmo a distância e de forma silenciosa. Através da oração podemos atingir o coração das pessoas com a luz de Deus, nosso Pai e Jesus, nosso mestre.

 

Angela Maria Rossi Bignardi Sales
Palestra proferida em 19 de agosto de 2019,
na Reunião Pública de Segunda-Feira,
da Instituição Beneficente “A Luz Divina”.

Comentar

Print your seu lugar